Notícias

SESI SENAI E SEBRAE Vilhena realizam aula inaugural do Projeto Despertar!

O Projeto Despertar fortalece o espírito empreendedor em jovens do Ensino Médio, com foco no protagonismo juvenil e iniciativa.

Com o objetivo de desenvolver nos jovens e adolescentes comportamentos empreendedores, a aula inaugural do Projeto Despertar aconteceu no último dia 15, no auditório Sesi-Senai Vilhena com a participação de 39 alunos do Ensino Médio matutino, sob a coordenação das pedagogas Daniane Braz e Luana Dutra.

O projeto Despertar integrado Sesi-Senai-Sebrae, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida pessoal, profissional e social.

A capacitação é aplicada por meio de oficinas com ações educacionais empreendedoras e propostas pedagógicas. Ao término dos encontros, os alunos vão expor suas ideias na Feira do Jovem Empreendedor.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Daniane Braz, a educação empreendedora proposta pelo Sebrae e executada pelo Sesi-Senai, para o Ensino Médio, incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e o desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores.

No ponto de vista da coordenadora de Educação, Aline Souza, a sociedade contemporânea exige cada vez mais pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe e com capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações. “Neste sentido o projeto é de grande valia para o desenvolvimento empreendedor de nossos alunos”, disse.

« Voltar