Educação / Cultura

Educação:

As escolas da Rede SESI de Educação de Rondônia oferecem aos trabalhadores da indústria e seus dependentes e à comunidade em geral, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Articulado com o SENAI e a Educação de Jovens e Adultos, Telercurso 2000 e Educação de Jovens e Adultos.

 

Educação Básica:

Para o SESI, oferecer educação de qualidade aos trabalhadores da indústria de Rondônia, seus dependentes e toda a sociedade em geral, é uma das principais formas de investir no país. Afinal, pessoas com sólida formação educacional têm maior capacidade de identificar oportunidades e contribuir de maneira mais efetiva para a sociedade. A entidade oferece acesso à educação infantil, ensino Fundamental e Médio, além de educação especial para jovens e adultos. Também disponibiliza outras modalidades de cursos livres.

O processo educativo desenvolvido pelo SESI faz do ensino a ferramenta de que o aluno precisa para transformar informações em conhecimento, tomar decisões conscientes e aprender a conviver em sociedade.

 

Educação de Jovens e Adultos:

educação de jovens e adultos (EJA) representa um método de ensino desenvolvido para alunos que já estão no mercado de trabalho, mas que desejam melhorar suas capacitações e condições profissionais.

O programa Telecurso 2000 tem o objetivo de atender o jovem e adulto trabalhador, caracterizado por profunda diversidade quanto a valores, cultura, gênero, raça e ritmos de socialização e aprendizagem.

A metodologia utilizada considera o ritmo de cada aluno, suas características pessoais e profissionais, suas experiências, o contexto socioeconômico e cultural em que se insere, seus interesses e expectativas, possibilitando a aceleração do processo de aprendizagem.

A educação de jovens e adultos pode funcionar nas escolas do SESI e também nas empresas, sob forma de salas descentralizadas, com carga horária de duas horas diárias em cinco dias na semana, ou em plantões de 2ª a 6ª feira.

 

Indústria do Conhecimento:

O SESI Indústria do Conhecimento é uma iniciativa da indústria, que foi lançada em 2006 para promover o acesso à informação e cultura em municípios e localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O projeto instala centros multimeios em locais de baixa renda, oferecendo acesso gratuito à informação em diferentes mídias: livros, periódicos, vídeos, DVDs, além de acesso à internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, lazer e cidadania.