Qualidade de Vida

Segurança e Saúde do Trabalho

  • Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida

 

Ação que fornece, após aplicação de questionário e realização de um circuito de saúde, um relatório com os dados compilados de todos os trabalhadores participantes do diagnóstico, apurado para detectar doenças não transmissíveis. Auxilia na melhora da qualidade de vida do trabalhador e no desenvolvimento de hábitos saudáveis diminuindo o absenteísmo.

Foco na detecção precoce de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e na análise das condições associadas ao risco elevado dessas doenças, como tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse (fatores de risco modificáveis).

 

  • Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO)

 

O Programa do Sesi orienta e especifica as empresas nos procedimentos e condutas a serem adotados em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho.
O objetivo é preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, com detecção precoce, monitoramento e controle de possíveis danos à saúde do trabalhador causados pelos riscos existentes no ambiente de trabalho. O Sesi ainda conta com o atendimento através das suas unidades móveis (a partir de 20 trabalhadores), que proporciona maior rapidez e menor deslocamento dos trabalhadores Indústrias de todos os portes

 

  • Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA)

 

Anexo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o PPPA tem como objetivo monitorar possíveis danos à saúde auditiva do trabalhador, em especial os que se encontram expostos a ruídos acima do nível de ação -80dB(A). O Sesi atua diagnosticando, prevenindo e controlando as perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados e auxilia as empresas a cumprirem com a legislação vigente e minimizam demandas judiciais nas esferas trabalhista, cível e criminal.

 

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

 

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais do Sesi tem como objetivo preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
O programa propõe melhoria contínua dos ambientes para que ofereçam cada vez menos riscos ou que os mesmos sejam eliminados. Indústrias de todos os portes. Aplica-se a todos os estabelecimentos e instituições que admitam trabalhadores como empregados, de acordo com o disposto no item 9.1.1 da NR09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

 

  • Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT)

 

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção do Sesi tem como objetivo antecipar os riscos que derivam do processo de execução da obra, determinando as medidas de proteção e prevenção afim de evitar ações e situações de risco, aplicando técnicas de execução que reduzam ao máximo possível esses riscos de acidentes e doenças.

 

  • Laudo Técnico das Condições Ambientais no Trabalho

 

 

Trata-se de um documento estabelecido e adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador. O Sesi realiza um laudo elaborado para verificação da exposição efetiva aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação destes, para fins de concessão da aposentadoria especial.

 

  • Laudo de Insalubridade e/ou Periculosidade

 

A insalubridade é definida pela legislação e é caracterizada por atividades que expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância, em função do tempo de exposição ao agente nocivo, o tipo de atividade desenvolvida pelo trabalhador e a sua jornada de trabalho. O Laudo de Insalubridade e/ou Periculosidade do Sesi é um documento que traz a avaliação (qualitativa e quantitativa) para definir se há exposição aos agentes nocivos que caracterizam a atividade como insalubre e/ou perigosa no local de trabalho. A caracterização é feita por engenheiro de segurança do trabalho do Sesi, segundo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

  • Avaliação Quantitativa de Agentes Ambientais

 

Na Avaliação Quantitativa de Agentes Ambientais, o Sesi realiza avaliações de riscos químicos e físicos do trabalho, tais como ruído, calor e vibração, que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, causando desconforto ou doença, com elaboração de laudos técnicos referentes às exposições ocupacionais.

 

  • Assessoria e Consultoria em Avaliação de Conformidade Legal

 

 

O objetivo desta assessoria é realizar, por meio de visitas técnicas, a verificação do atendimento à legislação e outros requisitos. Durante a visita, o técnico promove a verificação de atendimento à legislação aplicável, realizando o registro das evidências da conformidade legal e consequentemente elaborando os respectivos planos de ação. Ao final da visita, o cliente recebe um relatório objetivo, com as constatações e conclusões decorrentes da visita

 

  • Assessoria e Consultoria em Segurança e Saúde no Trabalho (SST)

 

 

O Sesi oferece um conjunto de ações desenvolvidas pelos profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), com o objetivo de orientar as empresas nas tomadas de decisões relacionadas e, tornando a Segurança e Saúde no trabalho parte do negócio.

 

  • Consultas Odontológicas

 

Consultas realizadas por um dentista clínico ou especialista, para realizar o diagnóstico e tratamento das condições de saúde bucal do cliente SESI (trabalhador e comunidade). São realizadas por profissionais do SESI ou empresa Credenciada

 

  • Campanha de vacinação contra gripe H1N1

 

 

O SESI-RO desenvolve anualmente a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 voltada para os trabalhadores da indústria


  • Unidades Móveis

 

O SESI realiza atendimento médico, odontológico e de audiometria aos trabalhadores da indústria através de unidades móveis na modalidade “in company” (dentro da empresa).